Tecnologia na educação infantil

Com equilíbrio e planejamento pedagógico, é possível usar o mundo digital de maneira benéfica na rotina escolar

28 de setembro de 2017 - Por: Redação


A tecnologia pode ser uma aliada ao aprendizado se utilizada da maneira correta (Foto: divulgação)

A tecnologia pode ser uma aliada ao aprendizado se utilizada da maneira correta (Foto: divulgação)

Não dá mais para negar a presença da tecnologia na vida das crianças, que parecem já nascer sabendo mexer nos tablets e smartphones melhor que nós, adultos. Portanto, a escola também não pode mais fechar os olhos para essa questão. Pelo contrário: usando da maneira correta, alinhada com a proposta pedagógica, a tecnologia pode ser grande aliada no processo de aprendizagem, pois proporciona diferentes possibilidades de ensinar e aprender.

“Utilizada por meio de abordagens adequadas e objetivos bem definidos, torna as aulas mais interessantes e contextualizadas, com alunos mais motivados e participativos, respeitando o ritmo de cada um e ampliando as formas de acesso às informações para transformá-las em conhecimento”, afirma Larisa Eccher, analista de tecnologia educacional do Colégio Marista Paranaense.

A professora Daviane Nascimento, assistente psicopedagógica do Colégio Marista Santa Maria, complementa: “o uso dos computadores e de outros dispositivos móveis como meio para atingir os objetivos pertinentes às séries é uma forma de potencializar nas crianças suas habilidades e afinidades com as práticas que as envolvem, possibilitando que o ensino ocorra de maneira sistematizada e transformadora”.

Na Educação Infantil, a aprendizagem ocorre por meio de projetos investigativos, assim, os alunos aprendem desde pequenos a importância de pesquisar, levantar hipóteses e questionamentos, construir o conhecimento, favorecendo a reflexão crítica e criativa. Portanto, um fator determinante para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra é a forma como as tecnologias são utilizadas. “Por isso, buscamos diversificar as experiências, propondo atividades lúdicas, criação de blogs, produção de conteúdo, de livros, jornais e vídeos, realização de jogos, pesquisas, utilização de aplicativos, sempre considerando as especificidades de cada projeto pedagógico e a faixa etária dos alunos”, conta Larisa Eccher.

 

PERIGOS E BENEFÍCIOS

A tecnologia estimula a aprendizagem, promove a autonomia cognitiva e pode favorecer a interação entre pares e a comunicação, porém é preciso estar atento para que não se torne um meio de isolamento da criança, o que pode ser resultado de um uso exagerado de ferramentas tecnológicas. “O contato presencial e a interação com atividades que promovem a saúde emocional, como conversa entre amigos, atividades sociais, jogos manipulativos, contato ao ar livre e convivência com os diferentes são essenciais para uma rotina saudável”, alerta Sibele.

Para manter esse equilíbrio, a presença dos pais no cotidiano dos filhos é fundamental. “Todos os tipos de recursos quando utilizados em excesso podem trazer prejuízos, assim como o livre acesso das crianças à internet, pois precisam do filtro do adulto no julgamento e escolha dos conteúdos acessados”, lembra Daviane Nascimento.

Portanto, no caso das crianças pequenas não tenha medo de restringir o acesso à aplicativos confiáveis, de cunho educacional. Sempre jogue junto com seu filho e, à medida que ele for crescendo, verifique o que está acessando, com quem se comunica. “Além da supervisão, é essencial ter um diálogo constante, orientando as crianças e adolescentes sobre os cuidados que devem ter de maneira a prevenir que se exponham ou que acessem conteúdos inadequados à faixa etária”, finaliza Sibele Dal´Col, coordenadora da Educação Infantil do Colégio Marista Paranaense.

 

 

Sugestões de sites bacanas para acessar com as crianças

 

Atividade Educativas

Britannica Escola

Bússola Escolar

Ciência Hoje das Crianças

Escola Digital

Escola Games

Escola Kids

Games Educativos

Instituto Arte na Escola

Khan Academy

National Geographic Kids

Racha Cuca

Smart Kids

Turma da Mônica

Related Post



Viverno digital

Loading...