Porque crianças devem ter contato com a natureza

Estar rodeado de verde ajuda até no desempenho escolar! Saiba como promover esses momentos

1 de junho de 2017 - Por: Redação


 

Marista_Porque criancas devem ter contato com a natureza web

 

Seu filho tem contato com a natureza? Gosta de brincar ao ar livre, fazer piquenique em família e colocar os pés na grama, ou prefere ficar em casa onde pode ligar todos seus equipamentos eletrônicos? Pois é importante que você saiba que esse contato faz com que as crianças cresçam respeitando e lutando pela preservação da biodiversidade, é o que garante a Professora da Educação Infantil do Colégio Marista Paranaense, Rafaela Vaz de Almeida.

“O mundo passa por um embate com relação ao meio ambiente. Portanto, é imprescindível esse contato com o verde para que crianças e adolescentes possam tomar decisões sobre esses problemas e achar formas diferentes de utilizar os recursos naturais”, afirma Lorena Carla Ribeiro Teixeira Paschoal, que também é professora da Educação Infantil do Colégio.

Mas será que ter vivências em meio à natureza também ajuda no desempenho escolar? “Esses momentos criam infinitas possibilidades para explorar, investigar e se relacionar junto com outras crianças. Além disso, estar rodeado de árvores e plantas tranquiliza os pequenos, diminui os conflitos e fortalece laços afetivos”, explica Rafaela. No Marista Paranaense, por exemplo, toda a semana acontece o “Vivências no bosque”, um projeto que envolve pesquisas e brincadeiras. “Assim as crianças aprimoram este contato e desenvolvem suas sensações, coordenação motora e a linguagem”, complementa.


Leia também sobre o lanche ideal para o seu filho


E O QUE OS PAIS PODEM FAZER?

A maioria dos colégios promove campanhas e estratégias para aproximar as crianças do meio ambiente, e, segundo Rafaela, é fundamental que os pais participem desse processo. “Comunicar a família das estratégias potencializa o trabalho do Colégio. Quando os pais estão inseridos nos conteúdos e ações promovidos pela escola, eles podem e devem reproduzir essas situações em casa. Neste caso, promover momentos ao ar livre”, afirma. Lorena adiciona: “Pais são sempre modelos. Então, fazer a sua parte e ser o primeiro exemplo ao filho permite que a família tenha um diálogo para além da conscientização, gerando novas práticas transformadas e transformadoras”.

 

 

DICAS PRÁTICAS:

– Planeje um piquenique em família com lanchinhos gostosos e saudáveis

– Façam uma viagem para algum lugar que permita esse contato: praia, campo, hotel fazenda, cachoeira, entre outras diversas opções

– Até uma simples volta na praça já é algo diferente!

– Mantenha uma horta em casa, mesmo que seja pequena e em vasos

– Ensine seu filho a plantar uma semente e regar uma flor

Related Post



Viverno digital

Loading...