Museu de Ciências Naturais: passeio pertinho de casa

Conheça uma opção de programa diferente para fazer nas férias com os filhos

22 de dezembro de 2016 - Por: Redação


 

Estudo de Meio_Destaque

Para quem fica em Curitiba nas férias, as alternativas mais óbvias de entretenimento são os shoppings e parques. No entanto, existem inúmeras outras atrações na cidade para ir em família. O Museu de Ciências Naturais, localizado no Centro Politécnico, é uma opção interessante para levar as crianças nesse período de folga. O espaço possui grande diversidade de materiais como painéis, balcões com modelos e materiais conservados, fósseis, terrários, aquários e aquaterrários que expõem animais vivos, como serpentes, lagartos, tartarugas, peixes, anfíbios, aranhas, entre outros.

“É uma excelente oportunidade para mostrar essas e outras curiosidades para as crianças. Além disso, o local é um dos únicos na cidade que conta com um grande acervo sobre as diferentes espécies de animais”, conta Ana Paula Detzel, coordenadora psicopedagógica do Colégio Marista Santa Maria, que acompanha os alunos da Educação Infantil em passeios educacionais pelo projeto Estudo de Meio.

 

Sempre aprendendo

Segundo Ana Paula, os pais sempre podem fazer de um passeio um programa educativo. “Não é preciso sair da rotina. Aproveitar os momentos de lazer com as pessoas da família para conversar, orientar, mostrar novidades, apresentar diferentes culturas, pode se tornar uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de novas aprendizagens para as crianças”, afirma.

A dica da coordenadora psicológica é aproveitar o ambiente e os objetos disponíveis para oferecer novas experiências para os filhos. “Não é necessário planejar passeios a locais específicos para crianças, qualquer local pode sim se tornar um campo de investigações, divertimento e novas aprendizagens.”

 

Estudo de meio

Estudo de Meio

No projeto Estudo de Meio, os alunos fazem passeios externos para expandir conteúdos que aprenderam em sala de aula

Com o objetivo de transformar o olhar e a interação das crianças com o meio, foi criado o projeto Estudo de Meio. Nele, cada turma realiza um passeio relacionado ao que está aprendendo em sala. “Os Estudos de Meio são momentos de atividade pedagógica que acontecem fora do espaço escolar. Alguns são organizados para todos os alunos do mesmo ano conhecerem um único lugar. Outros acontecem conforme a necessidade da turma. Se uma turma está investigando sobre reciclagem, por exemplo, ela poderá participar de um roteiro que contemple as pesquisas que estão sendo desenvolvidas”, explica.

 

MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS

Segunda a sexta-feira

Das 9h às 12h e 13h30 às 17h30

Setor Biológico do Centro Politécnico da UFPR

3361-1628

Related Post



Viverno digital

Loading...