Meu filho não sabe qual carreira quer seguir. E agora?

Dicas de uma psicóloga especialista em orientação profissional

24 de maio de 2017 - Por: Redação


Marista_escolha de profissao

 

Quem tinha certeza do que queria fazer para o resto da vida aos 16/17 anos? Quase ninguém de nós, não é? E, atualmente, vemos nossos filhos passando por essa escolha e queremos ajudar! Segundo Selena Maria Garcia Greca, psicóloga especialista em Orientação Profissional e Desenvolvimento de Carreira, este período o adolescente passa pela sua primeira crise existencial. “Ele precisa decidir por um caminho, construir seu projeto de vida e existem inúmeros fatores que interferem nesse momento de decisão”, explica.

Para Selena, dois aspectos são fundamentais para que a escolha seja consciente e responsável: “O autoconhecimento e a informação do universo profissional. Podemos dizer que são os dois ‘pilares’ para o amadurecimento tão necessário desta fase”, afirma.

 

MEU FILHO AINDA NÃO DECIDIU. COMO AJUDAR?

De acordo com a psicóloga, uma das influências que o jovem recebe é a interferência familiar. “O possível desejo dos pais em ver o filho em determinada profissão, ou, dando continuidade à atividade da família ou, ainda, escolher algo pelo possível retorno financeiro, pode ser prejudicial para o jovem”, explica.

 


Leia também sobre 4 maneiras de ajudar seu filho a escolher a profissão


 

Confira as dicas da especialista:

– A liberdade de escolha deve existir, pois as consequências serão vividas somente pelo jovem. No futuro, feliz e realizado, ou frustrado, não serão os pais que viverão por ele!

– Os filhos querem a participação e apoio dos pais. Mas não pressione para uma determinada escolha

– Conversem sobre profissões, carreiras e trabalho. Utilizem seus contatos e conhecimentos para que o jovem possa vivenciar ambientes em que a profissão é desenvolvida

– Participem junto com eles de feiras de profissões e incentive a leitura sobre cursos. Avaliem, inclusive, a grade curricular

– Cursos tradicionais sempre terão espaço. Mas novas áreas surgem a cada momento e o adolescente precisa estar preparado para as demandas do futuro

– Criem momentos para reflexões francas e enriquecedoras, pois isso diminuirá ansiedades e pressões. É preciso ser o porto seguro dos seus filhos

 

COMO OS COLÉGIOS AJUDAM OS ADOLESCENTES?

A maioria das escolas tem projetos de orientação profissional durante o Ensino Médio, assim como o Colégio Marista Paranaense e Santa Maria. “O Seminário Marista de Profissões já está na 14ª edição e acontece todos os anos, em maio. A principal meta é fazer com que o jovem possa vivenciar o universo profissional, chegando ao Terceirão com maior maturidade”, finaliza a psicóloga Selena.

 

O Seminário Marista de Profissões acontece no Colégio Marista Santa Maria no dia 27 de maio, das 8h às 17h. É gratuito e aberto ao público! Na ocasião, haverá mais de 40 palestras sobre diferentes carreiras, com a participação de várias instituições de ensino, como Faculdades Pequeno Príncipe, PUCPR, Unibrasil, Unicuritiba, UFPR, Universidade Positivo, FAE Centro Universitário, Universidade Tuiuti e o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).  Confira a programação do evento.

Related Post



Viverno digital

Loading...