Lições de vida que aprendi com os professores

Confira depoimentos emocionantes de ex-alunos sobre os ensinamentos dos tempos de escola

30 de novembro de 2017 - Por: Redação


lições aluno e professor

Fim de ano chegando e bate aquela vontade de homenagear os professores, não é? Que tal então ouvir de ex-alunos o que eles aprenderam na época da escola e levam para a vida até hoje? Confira depoimentos emocionantes:

A minha passagem enquanto aluno do Santa Maria me mostrou a importância de vivenciar e fortalecer os valores éticos, cristãos e Maristas em meu cotidiano. Outra grande contribuição que tive foi a orientação para a prática da cidadania, algo essencial para a vida em comunidade e que hoje procuro colocar em prática todos os dias. A solidariedade foi algo vivenciado de forma constante em vários âmbitos e de formas diferentes. E, por fim, o Santa teve grande participação na formação do meu caráter e tenho eterna gratidão pelo contato com o jeito Marista de ser e atuar no mundo.

Andrey Milleo, ex-aluno do Colégio Marista Santa Maria

 

“Nos tempos de estudante, eu aprendi a respeitar para ser respeitado, a saber ouvir o próximo, a ser tolerante, a ter iniciativa e responsabilidade e que a educação vai além da escola.”

Murilo Guimarães, ex-aluno do Colégio Marista Santa Maria

 

“Aprender um pouco de tudo é importante, desde história até matemática, porque nunca sabemos onde estaremos daqui um dia ou uma década e que problemas vamos enfrentar. Acima de tudo respeitar a opinião e a liberdade de pensamento de todos, desde que não seja expressa de forma ofensiva. Os problemas estão sempre batendo à nossa porta, mas se mantivermos a calma e a paciência, eles quase sempre vão ser resolvidos e nos ensinarão uma lição valiosa. Respeito ao meio ambiente é o mínimo que deveríamos cultivar, visto que é igual manter a casa limpa e em ordem. Não importa o ritmo das pessoas ao seu redor, você deve deixar a própria saúde acima de tudo, mesmo que signifique uma prova final, uma reprovação. A vida é longa se cuidarmos dela.”

Victor Garofani Nasimoto, ex-aluno do Colégio Marista Paranaense

 

“Com meus educadores, eu aprendi que todas as escolhas têm as suas consequências, a importância de assumir os próprios erros e que se não quiser que os outros saibam de algum fato ocorrido, não o faça.”

Felipe Rocha, ex-aluno do Colégio Marista Santa Maria

 

“Aprendi a valorizar a profissão (docência), pois sempre tive o privilégio de estudar com professores que realmente amavam o que faziam; aprendi a saber a hora de falar, pois tão importante quanto saber falar é saber ouvir; aprendi a defender os meus direitos, como cidadã, mulher, estudante; aprendi a ter um olhar atento e fraterno ao próximo, sendo justa em meus atos; e, acima de tudo, aprendi a ser professora. Profissão a qual exercerei com muito amor e orgulho.”

Laura D. Neves, ex-aluna do Colégio Marista Santa Maria

 

“Meus professores me ensinaram que tolerância é fundamental para construir algo com outros indivíduos; aprendi a ouvir, tanto para que eu evolua quanto para poder entender o outro; aprendi a tomar decisões, fazer análises e ser assertivo; aprendi a não parar nunca, pois o trabalho com educação está em constante descoberta, ampliação e renovação; e aprendi a saber me relacionar, acima de tudo com respeito.”

Jean Barros, ex-aluno do Colégio Marista Santa Maria

 

“Aprendi muito mais que fórmulas, conteúdos e provas. Aprendi que um colégio pode ser uma segunda casa, que valores e experiências tem tanto peso, ou até mais, que passar no vestibular, que eram pessoas sentadas ao meu lado e não números ou concorrentes, aprendi a valorizar o que eu tenho e as pessoas com quem eu convivo, a contestar e não simplesmente aceitar o que me é imposto. E que por fim, o que importa é ser feliz.”

Elisa Carolina Hlatchuk, ex-aluna do Colégio Marista Paranaense

 



Viverno digital

Loading...