O jovem e a espiritualidade

Saiba por que é importante que seu filho desenvolva sua dimensão espiritual

27 de abril de 2017 - Por: Redação


Marista_Jovem e espiritualidade 2

Os jovens têm qualquer tipo de informação disponível hoje sem precisar sair de casa. Mas será que eles estão buscando a Deus em meio a tantos atrativos da vida moderna? Será que você, como pai ou mãe, tem apresentado a importância da dimensão espiritual ao seu filho?

 

SENTIDO DA VIDA

Segundo Diogo Marangon Pessotto, coordenador de Pastoral do Colégio Marista Paranaense, é na juventude que as pessoas organizam suas experiências para a constituição do sentido de sua vida: seus valores, crenças e sonhos.  “Por isso é tão importante indicarmos aos jovens a necessidade de retornar à dimensão do espírito, ou seja, à dimensão na qual se encontram os sentidos fundamentais da vida. Desta forma, percebem uma realidade ainda mais rica de significado e concebem a experiência religiosa como um caminho de crescimento pessoal”, destaca Diogo.

 

COMO FAZER COM QUE ELES SE INTERESSEM?

Não há uma fórmula para isso, mas o primeiro passo é deixar-se encontrar por Deus, pelo Transcendente. “Vivemos em um contexto de pluralidade religiosa. Nem todos aderem à fé cristã, o que nos leva a valorizar as experiências espirituais de todos”, pontua.

Mas quando se fala em espiritualidade cristã, o coordenador destaca que o jovem busca a Deus quando tem momentos de encontro com Ele, seja por meio da oração, das atividades cotidianas ou das práticas religiosas. “Seu filho compreenderá que Deus é uma pessoa que o ama e com a qual sempre quer estar”.

 

OS PAIS PODEM AJUDAR?

A família tem um papel fundamental na relação educação/espiritualidade! “É grande a influência dos pais na vida, nos valores e nas escolhas de seus filhos a partir de sua espiritualidade”.

 

– É importante mostrar ao jovem que entrar em contato com a espiritualidade não fará com que ele perca nada que é próprio da juventude

– Relacionar-se com Deus irá ampliar os horizontes para novas descobertas e perspectivas pessoais, vocacionais, profissionais, afetivas, sociais e, claro, religiosas

 

E NA ESCOLA?

Cada colégio dinamiza a vivência da espiritualidade de forma diferente. No Marista Paranaense, por exemplo, a oração, o contato com a Palavra de Deus, a reflexão pessoal e comunitária sobre os valores cristãos e maristas estão presentes. “A espiritualidade cristã é a base do Projeto Educativo Marista. Todas as ações pedagógicas e pastorais tem por princípio a pessoa de Jesus Cristo e o seu Evangelho”, finaliza.

 



Viverno digital

Loading...