A importância da Educação Infantil para seu filho

Muito mais do que brincar, a criança constrói sua personalidade e aprende a conviver

29 de junho de 2017 - Por: Redação


A diverse group of preschoolers in a classroom

Você já parou para pensar em como a Educação Infantil pode ser importante para seu filho? Ele brinca muito durante esse período, é claro, mas essas atividades desenvolvidas na primeira escola são essenciais para o desenvolvimento do cérebro. “É uma das etapas mais importantes da formação da criança, pois é quando começa a descobrir e vivenciar novas experiências além do contexto familiar. Também é nesse período que constrói a base de sua personalidade, identidade e começa a se reconhecer como uma pessoa”, explica Sibele Dal Col, coordenadora da Educação Infantil do Colégio Marista Paranaense.

 

ESCOLA DESDE CEDO. POR QUÊ?

De acordo com a profissional, a estimulação das crianças desde pequenas contribui para o seu aprendizado, pois desenvolvem suas capacidades motoras, afetivas e sociais. “Esse estímulo acontece por meio de diferentes situações de aprendizagem.”

 

Mas quais são os aprendizados que uma criança tem quando começa a frequentar a escola? Segundo Sibele, elas entram em contato com espaços de diálogo, trocam experiências e levam questionamentos. “Isso as torna protagonistas ativas, que se complementam por meio do diálogo e aprendem pela interação com o outro.”

 

O QUE AS ATIVIDADES E JOGOS PODEM ENSINAR?

Convide seu filho a explorar diferentes espaços, como parquinhos, praças e bosques. “Isso permite experiências muito significativas! Aproveite para utilizar brinquedos feitos com materiais reaproveitados, como elástico, corda e bambolês”, pontua a profissional. Além disso, outra sugestão da coordenadora é resgatar brincadeiras tradicionais, como Escravos de Jó, Cinco Marias, e jogos de tabuleiro, como Jogo da Velha.

– As atividades permitem momentos importantes de troca entre pares ou pais e filhos

– Possibilitam que as crianças elaborem regras de convivência em grupo e ampliem seu repertório de brincadeiras

– Elas aprendem durante a interação, respeitando a ludicidade e o prazer de conviver

 

A ESCOLA ENSINA RESPEITO?

O Colégio Marista Paranaense propõe trabalhos em grupos, ambientes de aprendizagem e projetos de investigação para que as crianças construam seu conhecimento de mundo. “Por meio dessas situações e da sua interação com o outro, a criança aprende a conhecer e a respeitar os colegas, os adultos e a natureza.”

 

COMO OS PAIS PODEM AJUDAR?

– Incentive que o aprendizado da escola continue em casa

– Crie um clima de fraternidade e convivência por um mundo mais solidário

– Vivencie e repasse valores por meio de ações concretas no dia a dia

Related Post



Viverno digital

Loading...