Como incentivar hábitos de estudo?

Aprenda a instigar o conhecimento e ajudar seus filhos com a tarefa de casa

16 de março de 2017 - Por: Redação


Marista_Habitos de estudo peq

Que pai não deseja que seu filho se saia bem na escola, não é? Desde pequenas as crianças são curiosas e observadoras e uma forma de instigá-los a serem bons estudantes é continuar promovendo essas características! Conversamos com a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Marista Paranaense, Sibele Maria Dal Col, sobre como ajudá-los a estudar mais e melhor.

 

DICAS PARA INSTIGAR O CONHECIMENTO

– Estimule seus filhos a serem observadores

– Encoraje-os a fazer perguntas e querer descobrir as respostas

– Ensine-os a enfrentar frustrações e superar obstáculos, isso fará com que aprendam novas coisas sozinhos

 

 

HORA DA CONVERSA

É importante ter uma conversa clara com seus filhos sobre os estudos:

– Estabeleça o que é esperado dele, quais são suas responsabilidades e abra esse canal de comunicação que permite à criança, ou ao jovem, partilhar com a família seus sentimentos, facilidades e dificuldades. Isso favorece o desempenho escolar.

 

Evite cobranças excessivas!

– Cobrar demais pode gerar ansiedade nos estudantes e fazer com que seu rendimento caia.

 

 

TAREFA DE CASA

Ajude seu filho sempre que puder!

– É essencial que os pais participem desse momento estimulando, encorajando e promovendo as aprendizagens do aluno.

 

– Seu filho deve manter uma rotina ao fazer a tarefa. Além disso, o local deve ser tranquilo, iluminado, sem interferência de televisão, brinquedos e sem interrupções.

 

– Não fique ao lado da criança durante a execução da atividade. Passe as orientações iniciais, tire dúvidas e deixe que ela faça sozinha. Após terminada a tarefa, verifique como ficou.

 

 

E SE MEU FILHO NÃO CONSEGUE SE CONCENTRAR?

As crianças e jovens são constantemente expostos a diversos estímulos ao mesmo tempo. “Esse excesso compromete a concentração. Eles parecem que prestam atenção em tudo ao mesmo tempo, mas isso prejudica a qualidade da atenção que ele despende a um determinado assunto ou momento”, afirma Sibele.

 

– Ajude-o a manter uma rotina de estudos adequada, com tempo hábil para a execução da tarefa e em um ambiente tranquilo e organizado, sem excesso de estímulos, principalmente sonoros ou visuais. Isso ajudará o estudante a se concentrar.

 

 

PASSEIOS CULTURAIS

A escola é um dos ambientes que favorece a aprendizagem da criança, mas não o único. Para que ela se sinta inserida no mundo, é fundamental que aconteça a transposição entre teoria e prática:

 

– Planeje visitas culturais, experiências em museus, feiras do conhecimento, passeios às bibliotecas e livrarias, bem como atividades ao ar livre, como parques e praças e outros ambientes que ampliem sua percepção.

 



Viverno digital

Loading...