Ajude seu filho a pensar de forma crítica

Saiba por que o pensamento crítico é importante e como a escola e os pais podem ajudar

15 de junho de 2017 - Por: Redação


Marista_Ajude seu filho a pensar de forma critica 2

Incentivar o pensamento crítico nas crianças e adolescentes é muito importante. Sabemos que o mercado de trabalho prioriza trabalhadores criativos, adaptáveis a constantes mudanças e com capacidade de liderança. Mas, antes disso, os jovens precisam prestar o vestibular. E para alcançar uma nota expressiva, principalmente na redação, é necessário dar atenção a uma prática: pensar de maneira crítica.

 

Segundo Eliane Regina, professora de língua portuguesa e redação do Colégio Marista Paranaense, os pais não devem oferecer respostas prontas. “Não existe o ‘não, porque não’ ou o ‘sim, porque sim’. Tudo tem uma explicação. Assim, a leitura, a arte e as brincadeiras são essenciais, pois é preciso despertar a criatividade e curiosidade”, ensina. “Incentive a vontade de saber mais, de expressar sua opinião e argumentar. Faça a criança ou adolescente se sentir parte integrante, dê a chance de falar e escutar”.

 

COMO A ESCOLA PODE AJUDAR?

Os colégios querem oferecer cada vez mais uma educação além do conhecimento acadêmico. “É fundamental a prática do diálogo, do debate, e oportunizar, se necessário, a autocorreção de ideias preconceituosas”, explica Eliane. Sandro Anselmo Coelho, coordenador psicopedagógico do 9º ano e Ensino Médio do Colégio Marista Santa Maria, concorda e afirma: “A escola deve proporcionar que a investigação seja um elemento permanente no caminhar das crianças e dos adolescentes”.

 

E QUAL É O PAPEL DOS PAIS?

– Apresente livros de ficção;

– Conte histórias dramatizando. Pergunte como seu filho acha que será o desfecho;

– Insira a criança como personagem na história. Isso ajudará a aguçar a curiosidade e a despertar o hábito pela leitura, a entender os fatos e o seu lugar no mundo;

– Estimule a participação em brincadeiras criativas, como jogos de pergunta e resposta e jogos de tabuleiros com desafios e enigmas.

 

O PENSAMENTO CRÍTICO PODE MELHORAR A EDUCAÇÃO?

“O mundo virtual desloca e recoloca conceitos todos os dias. Por isso as crianças e adolescentes precisam que a escola as prepare para essas transformações. Precisamos de uma formação que auxilie a construção da capacidade de se colocar como protagonista, diante dos problemas que estamos vivendo e vamos viver”, diz Sandro. Para Eliane, “é por meio do pensamento crítico que se educa para a autonomia e para o exercício da cidadania”.

 

E NA HORA DO VESTIBULAR?

Segundo o coordenador, com o senso crítico consolidado, o próprio vestibular passa a ter outra dimensão para o aluno. “O nervosismo não vai terminar, mas ficará mais razoável, pois a prova se torna parte da realidade”. Já as dicas da professora são para a hora da redação: “quanto mais o estudante lê e escreve durante o ano, mais seguro vai se sentir. O ser humano lida melhor quando enfrenta uma situação que já está familiarizado”, finaliza Eliane.

 

 

Related Post



Viverno digital

Loading...