Dicas para criar um ambiente de estudo ideal

O local que você estuda pode ajudá-lo (e muito!) a fixar os conteúdos e aprender mais. Confira essas dicas:

10 de agosto de 2017 - Por: Redação


Marista_Dicas para criar um ambiente de estudo ideal

Encontrar um espaço dentro de casa destinado apenas aos estudos é essencial para fixar melhor os conteúdos da aula, aprender mais e, claro, ir bem nas provas. Estudar exige organização, rotina e disciplina, e o espaço no qual o estudante aprende merece uma atenção especial!

Portanto, para aproveitar bem os horários de estudo, confira essas orientações:

 

ONDE ESTUDAR?

 

Sempre no mesmo lugar: separe um cantinho da casa para ser o seu local para estudar. Pode ser uma escrivaninha que fique em um escritório ou no quarto.

 

Cuidado com a postura: Ninguém estuda por menos de meia hora, não é? Portanto é preciso ter um cuidado especial com a postura. Escolha uma cadeira confortável e mantenha a coluna em posição adequada.

 

– Fuja da cama e do sofá: estudar deitado no sofá ou na cama não é indicado. Além de prejudicar a postura é mais difícil se concentrar e o sono pode atrapalhar.

 

Com tranquilidade e silêncio: escolha um lugar afastado do movimento da casa, telefone, televisão… Apesar de alguns estudantes afirmarem que os barulhos não atrapalham, eles podem sim interferir na atenção, distraindo e prejudicando a sequência do estudo.

 

Com iluminação adequada: um local escuro incentivará o sono, e também pode aumentar a fadiga visual. O ideal é usar uma luminária de mesa para concentrar a luz no que se está lendo.

 

Esteja preparado: comece a estudar após ter se alimentado e ido ao banheiro. Tenha todos os seus materiais por perto e também deixe uma garrafa com água na mesa. Assim, você evita ficar levantando e perdendo a concentração.

 

 

COM OU SEM OS ELETRÔNICOS? 

É verdade que há muita informação na internet que pode auxiliar o estudante. Porém, é difícil usar o celular ou tablet sem querer dar aquela espiadinha no Facebook e Instagram, certo? Assim, o mais indicado é desligar os aparelhos eletrônicos durante o tempo de estudo.

 

 



Viverno digital

Loading...