Como lidar com o consumismo das crianças

Saiba por que importante cuidar com o comportamento consumista durante a infância

15 de dezembro de 2016 - Por: Redação


 

Consumismo crianças

 

Na época das festas é ainda mais comum. Tudo o que a criança vê na televisão ela pede. É boneca que fala, carrinho que anda sozinho, skate elétrico, smartphone e a lista de desejos só aumenta. Realmente, os pequenos são muito mais suscetíveis aos efeitos da mídia e da publicidade, por isso é importante cuidar com o comportamento consumista das crianças. “Criança é um ser em formação, não possui senso crítico para entender os apelos e significados da propaganda, portanto torna-se mais vulnerável que os adultos”, explica Roseana Reque Galastri, assistente psicopedagógica do Colégio Marista Paranaense.

A primeira coisa que os pais devem refletir é sobre seus próprios hábitos de consumo, pois os filhos tendem a seguir o exemplo. “Não podemos educar nossos filhos a terem um consumo mais consciente sem refletir sobre isso. Nós somos exemplo para eles, portanto não dá pra pensar em diálogo e orientação se nossas atitudes mostrarem o contrário”, afirma Roseana. Outra dica é ensinar as crianças a lidar com as frustrações, pois esse é o sentimento mais comum quando se fala em consumismo infantil. “A determinação e a orientação dos pais são fatores que ajudarão a criança nesse processo de amadurecimento para não se tornar um consumidor compulsivo.”

A melhor forma de tratar o assunto é mostrar para os filhos desde a infância que a felicidade não está vinculada a bens materiais, e sim a momentos e experiências.  “Não existem fórmulas mágicas ou receitas milagrosas para educarmos nossas crianças, a chave será sempre limites claros, atenção e carinho”, conclui a assistente psicopedagógica.

 

Related Post



Viverno digital

Loading...