Como lidar com a ansiedade das crianças no fim de ano

Assim como os adultos as crianças também ficam ansiosas nessa época

17 de novembro de 2016 - Por: Redação


Novembro_Ansiedade das crianças

 

No período de fim de ano é comum as pessoas ficarem mais ansiosas, seja pelo cansaço, seja pela proximidade das férias. Esse sentimento pode afetar também as crianças, que estão sempre participando dos combinados e conversas da casa, por isso é preciso tomar cuidado. “É muito comum as famílias verbalizarem que viajarão se a criança passar de ano, que ganhará tal presente de Natal… Assim a criança responsável por situações que causam nervosismo, stress e ansiedade”, alerta Mabel Aparecida Cymbaluk, Assistente Psicopedagógica do Ensino Fundamental do Colégio Marista Paranaense.

Outra preocupação dos pais que pode deixar os filhos ansiosos nessa época são as férias em si. Como nem sempre o período de férias dos pais coincide com o tempo sem aula das crianças, fica aquela dúvida um como administrar essa situação. A dica de Mabel é “trabalhar com as situações à medida que elas ocorrem, não antecipando fatos e possibilidades”.

 

Apresentações na escola

 

Ao final do ano é comum algumas escolas realizarem festas de encerramento com apresentações dos alunos. É claro que o objetivo desses eventos é sempre a confraternização, mas em certos casos eles podem causar desconfortos. Os horários nem sempre coincidem com um momento que os pais podem comparecer, o que é motivo de frustração para muitas crianças. “Esse é um momento especial, de valorização dos talentos, das conquistas, então vale a pena o empenho dos pais ou de pelo menos um dos responsáveis para estar presente. Caso realmente não seja possível a presença, converse claramente com o filho e, se possível, envie um representante, como avós e padrinhos”, sugere a assistente psicopedagógica.

 

Related Post



Viverno digital

Loading...