Brincadeiras com os filhos no período de férias

Atividades diferentes para fazer com as crianças nos momentos de descanso

30 de junho de 2016 - Por: Redação


As férias de julho estão quase aí! Que tal programar coisas novas para fazer com os pequenos nos momentos de descanso? Eles já passam tanto tempo na internet, em jogos digitais e assistindo à televisão, por que não investir em brincadeiras fora dos eletrônicos, então? Além de passar mais tempo com as crianças, isso ajuda em seu desenvolvimento emocional e intelectual.

 

PROGRAME-SE

Para o professor de educação física do Colégio Marista Santa Maria e especialista em movimento infantil, Hélio Ricardo Werniski Wolff, os pais devem se programar e planejar atividades já no começo do dia. “É preciso valorizar o espírito de família e isso pode ser feito, por exemplo, na preparação de um simples café da manhã com todos juntos, em casa. Ou então fazendo um piquenique”, explica.

 

MENOS ELETRÔNICOS

Para os baixinhos que estão sempre conectados, uma dica do profissional é incentivá-los a buscar brincadeiras que movimentem mais seu corpo. “Os pais, avós e tios podem contar do que brincavam quando crianças, mostrando exemplos e reforçando que não precisavam de tecnologia para se divertir”, conta.

 

Segundo Hélio, é possível valorizar espaços e objetos simples,  como a rua de casa ou do condomínio, bosques, árvores, grama, madeiras, corda, bolinha de gude, jogos de tabuleiro. “Outra forma é a família inteira buscar a reutilização de materiais reciclados para construção de brinquedos como pé na lata, carrinho de papel, avião de papel, bolinha de meia, mostrando que com coisas simples se pode fazer muito”, reforça.

 

AO AR LIVRE

Se seus filhos têm passado bastante tempo dentro de casa ou do apartamento, as férias são um ótimo momento para encorajá-los a explorarem mais os espaços abertos na hora da diversão. E como fazer isso? Para o professor, os pais devem dar o exemplo começando a brincadeira e explorando espaços ao ar livre.

 

BRINCADEIRAS DA INFÂNCIA

Para estreitar laços com as crianças e torná-las mais saudáveis, a dica do profissional é explorar mais as brincadeiras tradicionais que proporcionam desafios corporais e emocionais, ajudando-as a se desenvolverem.

 

Algumas sugestões de brincadeiras de Hélio são: Pique esconde, mãe cola, cada macaco no seu galho, trava língua, jogo de mãos, lenço atrás, quente frio e pé na lata. No canal do Youtube “Direito de Brincar”, da Rede Marista de Solidariedade, há vários vídeos ensinando brincadeiras tradicionais. Confira este e aprenda o “lenço atrás” para brincar com seus filhos:

Related Post



Viverno digital

Loading...