Ajude seu filho a se organizar antes das férias

É importante se planejar para que as crianças aproveitem ao máximo o merecido descanso

1 de dezembro de 2016 - Por: Redação


Ajude seu filho a se organizar antes das férias

 

As férias estão logo aí. As crianças já estão se despedindo da escola e pensando no verão. Mas calma! Antes de dar adeus ao ano letivo é importante se organizar para curtir ao máximo o período de descanso. A primeira coisa a se pensar é nos materiais escolares. “É um bom momento para desenvolver a consciência das crianças em relação aos cuidados com o planeta e o reuso e reaproveitamento de materiais, bem como as atitudes cidadãs e solidárias como a troca e a doação de materiais”, afirma Sibele Dal’Col Guimarães, coordenadora psicopedagógica do Colégio Marista Paranaense.

E por que não aproveitar para fazer um balanço do ciclo que termina? De acordo com Sibele, é importante relembrar com o filho as conquistas do ano. “Guardar uma recordação como atividades significativas ou fotografias ajuda a criança a preservar a memória da sua vida escolar”, ressalta. O momento pode ser ainda mais significativo se o aluno está passando do 5º ano para o 6º, pois no ano seguinte geralmente acontece a mudança do turno escolar, o aumento do número de professores e matérias. “É importante incentivar as crianças que estão indo para o 6º ano a compreender que existe uma nova organização, com novos compromissos e responsabilidades. Isso favorece significativamente a independência o aluno nesse momento de transição”, sugere a coordenadora psicopedagógica.

Antes das férias vale fazer um planejamento e incluir as crianças nesse processo. Isso também significa explicar para elas que seus desejos e preferências podem não ser atendidos naquele momento seja por questões de organização da família, como o trabalho dos pais, por exemplo, seja por medidas de economia. “Muitas vezes,  férias em casa podem ser tão divertidas quanto as  viagens. Vale usar a criatividade para inventar novas brincadeiras, passeios ou atividades diferentes”, conclui Sibele.

 

Check-list para a as férias:

 O que você pode fazer com o seu filho para aproveitar ao máximo o período de descanso

– Organizar livros, cadernos e materiais escolares para troca, reaproveitamento ou doação

– Guardar algumas atividades significativas, fotografias ou recordações do ano escolar como forma de preservar a memória

– Planejar o ano seguinte, preparar o material escolar deixando tudo pronto para o início das aulas

– Planejar o período das férias incluído passeios culturais, atividades diferenciadas, visita aos amigos, entre outras

– Aproveitar bem o período de férias considerando que, o mais importante é vivenciar momentos agradáveis com a família e os amigos, diferentes da rotina do dia a dia.

Related Post



Viverno digital

Loading...