7 maneiras de ajudar seu filho a aprender uma segunda língua

O reconhecimento dos pais sobre a importância de uma segunda língua é essencial

13 de outubro de 2016 - Por: Redação


outubro_idiomas

 

Aprender uma língua estrangeira é essencial atualmente. As crianças estão frequentemente em contato com o inglês, seja em vídeos, músicas ou jogos, por isso é importante que os pais entendam a importância do seu aprendizado. Independentemente se o filho faz aulas na escola ou extracurriculares, os pais podem ajudar nesse processo. “Uma maneira eficaz de os pais ajudarem é conhecer a proposta da escola e a metodologia usada, para poderem acompanhar os trabalhos que deverão ser realizados em casa”, destaca Erli Dione Weissheimer, coordenadora do Marista Idiomas do Colégio Marista Paranaense.

Estabelecer uma rotina de estudos é importante, mas acima de tudo é preciso que a criança encare esse aprendizado como algo leve. “O mais importante é que ele seja o mais natural possível, sem forçar a barra, respeitando a faixa etária da criança, priorizando a ludicidade e tendo sempre em mente de que as crianças podem desenvolver laços para a vida toda com esse idioma ou até mesmo barreiras”, afirma a professora e coordenadora da área de Língua Inglesa do Colégio Marista Santa Maria, Juliana Lopes Monteiro.

Outro ponto que os pais precisam prestar atenção é para não valorizar mais a cultura estrangeira do que a nossa. “Alertamos os pais no sentido de desvincular a Língua Inglesa da cultura americana, pois ela é bem maior que isso”, conta Leila Guerino, coordenadora do Marista Idiomas do Colégio Marista Santa Maria.

 

Confira as dicas para você ajudar seu filho neste aprendizado:

 

– Procure colocar a criança o mais cedo possível em contato com a nova língua por meio de filmes, músicas, livros e sites educativos pela Internet.

 

– Mostre no seu cotidiano, em casa, na escola, no shopping, onde e como o inglês é usado na comunicação na nossa sociedade e no mundo.

 

– É possível fazer brincadeiras e ter jogos na língua estrangeira e praticar com os filhos

 

– Durante as atividades corriqueiras em casa, use comandos simples, como: “Put on your clothes”, “Let’s go to the movies” ou “Give me the toy, please”. Também funcionam os elogios ( “Good job!” “Well done!” ou “Nice work!”) e observações (“It’s warm today!” “Look at the white cat” ou “This is delicious”)

 

– Se você está se comunicando com a criança em inglês e ela se cansar, a melhor coisa a fazer é relaxar e usar o idioma nativo, a brincadeira deve continuar a ser divertida e leve

 

– Incentive a criança a assistir programas e filmes originais sem legenda

 

– Se você não sabe falar inglês, pode ajudar seu filho aprendendo juntos. Pode ser bem divertido e aproximá-los ainda mais! Peça para que a criança ensine o que aprendeu na escola, por exemplo.

 



Viverno digital

Loading...