7 brincadeiras para fazer com os filhos nas férias

Deixe a preguiça de lado, reúna a família e boa diversão!

21 de dezembro de 2017 - Por: Redação


brincadeiras férias menor

Férias é tempo de estar junto e se divertir com a família! Então que tal relembrar brincadeiras de antigamente com seus filhos? As crianças adoram! Vamos às sugestões de Danielle Schinzel de Souza Iurkiv, assistente psicopedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Paranaense:

 

1 – Cabra-cega: uma pessoa, de olhos bem vendados, dá vários giros no mesmo lugar. Depois, tenta pegar alguém que estiver por perto, mas ainda de olhos vendados. Quem for pego será a próxima cabra-cega e assim sucessivamente.

2 – Esconde-esconde:  para começar, o eleito por todos contará até 20, com a cabeça e os olhos voltados para o tronco de uma árvore, um muro, entre outros, para não avistar o esconderijo dos demais. Na sequência, procurará um a um.

3 – Pega-pega: Uma pessoa será a que terá de correr atrás das demais, que poderão se proteger no esconderijo chamado de pique. Quem for pego, será o próximo a correr atrás dos outros participantes.

4 – Andar de bicicleta, patins ou patinete: antes de tudo, para essas brincadeiras é preciso equipamento de segurança, como capacete, joelheira e cotoveleira. Os pais podem participar também, auxiliando os pequenos, que podem já saber pedalar com rodinha ou não. No caso dos patins e do patinete, que também exigem equilíbrio, os parques são as melhores opções para treinar.

5 – Pular corda: brincadeira antiga em que duas pessoas batem uma corda para uma terceira pular, repetindo o que diz a letra da música cantada por todos. Uma das mais conhecidas é: “um homem bateu em minha porta e eu abri. Senhoras e senhores ponham a mão no chão. Senhoras e senhores pulem num pé só. Senhoras e senhores deem uma rodadinha e vá pro olho da rua” (nessa parte, a criança tem que sair da corda sem encostar nela).

6 – Amarelinha: para se divertir com essa brincadeira, é preciso, primeiro, desenhar com giz ou carvão, quadrados sequenciais no chão com tamanho suficiente para que a criança pule dentro de cada um deles, com numeração que vai de 0 a 10, para chegar até o “céu”. Depois de feito o desenho, a criança deve lançar uma pedrinha em um dos quadrados e pular em um pé só em todos eles, com exceção daquele onde está a pedrinha.

7 – Queimada: as pessoas devem ser divididas em dois times, sendo que uma bola será utilizada para “queimar” o adversário. Quando alguém é acertado vai para a “prisão”. Ganha o time que acertar todos os integrantes da outra equipe.

Related Post



Viverno digital

Loading...