15 palavras que lembram a escola

Uma lista de termos que vão te fazer sentir de volta aos tempos de colégio

15 de setembro de 2016 - Por: Redação


 

Existem algumas palavras que deixamos de usar, mas se alguém repetir perto de você vai te jogar em um túnel do tempo direto para os tempos da escola…

 

TRANSFERIDOR

Setembro_Palavras_Transferidor

Todo mundo sabe que para fazer um ângulo perfeito só usando um transferidor, mas e quando você esquecia? Aí o jeito era pedir emprestado para o colega.

 

RETROPROJETOR

Setembro_Palavras_Retroprojetor

Como se fosse no escurinho do cinema o retroprojetor ajudava muitos professores em suas aulas.

 

REVISÃO

Setembro_Palavras_Revisão

Choro, grito e desespero… Antes de qualquer prova a revisão da professora era sagrada.

 

BHÁSKARA

Setembro_Palavras_Bháskara

A fórmula de Bháskara foi companheira de todo mundo na escola. Nós demoramos para decorar, mas chega uma hora que ela não sai mais da cabeça!

 

RECREIO

Setembro_Palavras_Recreio

Quem nunca esqueceu que estava na faculdade e acabou falando recreio ao invés de intervalo? Não adianta, nós saímos da escola, mas a escola não sai de nós.

 

MERENDA

Setembro_Palavras_Merenda

Depois do recreio, o que mais nos deixava ansiosos era a merenda. “O que será que vai ter hoje?”

 

MITOCÔNDRIA

Setembro_Palavras_Mitocôndria

A tal da mitocôndria e seus companheiros ribossomos, citoplasma, entre outros, faziam sucesso nas aulas de biologia. Tem gente que até teve que fazer uma mitocôndria para a feira de ciências!

 

MIMEÓGRAFO

Setembro_Palavras_Mimeografo

Lembra quando recebíamos aquelas folhas que sujavam os dedos e vinham com aquele cheiro irresistível de álcool? A culpa era toda dele: o mimeógrafo.

 

PENAL

Setembro_Palavras_Penal

Essa é uma palavra que só quem frequentou uma escola em Curitiba conhece. “Mas você usa pena para escrever?”. Não importa, eu guardo as canetas no meu penal.

 

ESQUISTOSSOMOSE

Setembro_Palavras_Esquistossomose

Aquela doença que você pode até não lembrar o que é, mas o desenho do ciclo da esquistossomose, presente em todos os livros escolares até hoje, é algo que nunca se esquece.

 

COLA LÍQUIDA

Setembro_Palavras_Cola liquida

Era usar para colar papel, mas quem nunca passou cola líquida na mão para depois tirar a “pelezinha” depois que ela secava?

 

BAUHAUS

Setembro_Palavras_Bauhaus

Em algum momento da sua vida escolar você aprendeu sobre a escola de design e também movimento artístico Bauhaus. Lembra?

 

CARTOLINA

Setembro_Palavras_Cartolina

Todas as suas apresentações escolares não seriam tão interessantes sem ela. Apesar da mais comum ser a cartolina branca, legal mesmo era fazer o trabalho com uma rosa, azul ou verde. (OBS: Escrever com cola glitter dava um toque a mais)

 

TRATADO DE TORDESILHAS

Setembro_Palavras_Tratado

Um acordo tão importante para a nossa história, o Tratado de Tordesilhas dividiu as terras recém-descobertas entre território português e espanhol. Quem não se lembra daquela linha imaginária dividindo o Brasil?

 

E aí, deu saudades?

 

 

 



Viverno digital

Loading...